sexta-feira, dezembro 15, 2006

Khao San Road - The Experience

Ir para Bangkok e ficar hospedado na sua mais famosa avenida – a Khao San Road – são outros quinhentos. Na primeira passagem pela cidade a gente ficou num hotel que era perto do aeroporto antigo, ou seja, ficava longe de tudo e tínhamos que ir para todos os lugares de tuk tuk, o taxi popular de lá.
Mas dessa vez decidimos experenciar o que era ficar no meio de todo o agito e lá fomos nós nos hospedar na tal avenida. Se você viu o filme A PRAIA, a Khao San Road é aquela rua onde o personagem do Leonardo de Caprio aparece logo no início da trama. Aliás, foi esse o filme responsável por apelidá-la de gueto dos parasites pois está sempre repleta de turistas baladeiros e principalmente baderneiros. A rua é como se fosse uma Teodoro Sampaio só que com bem menos trânsito e muito mais camelôs e carrinhos de comida. Aliás, a comida é um assunto a parte. A aparência podia lá não ser muito boa, mas o gosto era. E o bom é que ela era preparada na sua frente, diferente dos restaurantes que de vez em quando recebiam a visita de um ou outro rato perambulando pela cozinha. Os pratos mais comuns vendidos por lá eram:
1. noodles fritos direto no wok com broto de feijão, verduras e ovo (20 Bahs – cerca de 1 Real). Dá uma olhada na rapidez com que a mulher prepara a comida!
Khao San Road - The Experience


2. barbecue: espetos de milho, frango, porco ou carne (10 Bahs, R$ 0,50)
3. arroz frito com porco ou galinha e alguns vegetais
4. barraquinhas com frutas (metade de 1 abacaxi, 1 coco ou 1 manga também custa R$ 0,50)
Mas sem dúvida nenhuma a mais esquisita e bizarra de todas era a de... besouros!!


Apesar da aparência “crocante” não tive coragem de provar a iguaria. Alguns turistas bêbados até compravam, mas não sei se de fato eles conseguiam comer aquilo. E por falar em turistas, mochileiro que é mochileiro fica na Khao San Road porque lá é o lugar onde tem hospedagem mais barata. Chamadas guesthouses elas são super simples e normalmente ficam em cima de estabelecimentos comerciais como resturantes ou internet cafés e não passam de um quarto com ventilador e duas camas de solteiro ou uma de casal. Algumas até oferecem banheiro privado, mas se você quiser economizar alguns Bahs (moeda local) vai ter que dividir o lavado com outros hóspedes.
No final das contas, acho que valeu muito mais a pena se aventurar pela Khao San Road e ver de perto como é o dia-a-dia dos nativos, provar as iguarias que eles comem e praticar o dom da pechincha com os camelôs locais do que ficar num hotel 3 ou 4 estrelas com mais conforto mas com muito menos diversão :-)

Sem comentários: