ja se falava de marketing viral, marketing de guerrilha, etc ha muito tempo. mas acho que agora a coisa pegou forte. com o aparecimento de meios como o you tube essa ferramenta de comunicacao parece ter ganhado uma forca incrivel. hoje li no jornal La Vanguardia aqui em Barcelona uma materia sobre como o mkt viral esta revolucionando a publicidade. eles comecam contando a historia do David Droga, um publicitario australiano aparentemente super reconhecido no meio que fundou este ano a agencia Droga5 em NY. segundo a reportagem, essa agencia vai investir com tudo nessa onda do mkt viral. o start ja foi dado atraves de uma campanha para a Ecko Unlimited onde o artista de grafiti Mark Ecko aparece invadindo a base aerea americana Andrews e simplesmente picha o aviao do presidente com a frase stillfree.com (conceito da marca). eh claro que trata-se de um video caseiro "fake" pois a producao foi ate que bem grande. a agencia teve o cuidado de filmar o video bem longe da base americana para evitar problemas maiores e o aviao que supostamente era do presidente na verdade era um boing 747 alugado e "maquiado" para parecer presidenciavel. o video foi colocado no you tube e seu link foi enviado para alguns blogueiros chaves para que os mesmos divulgassem a informacao para outras pessoas. o video foi visto por nada mais nada menos que 120 milhoes de pessoas. e o custo de veiculacao foi obviamente zero. veja o video clicando aqui.
outra campanha parecida rolou aqui na espanha onde dois ou tres jovens aparecem invadindo o palacio do governo e roubando a cadeira do presidente Zapatero. tudo isso para divulgar uma ONG que esta lancando uma campanha contra a pobreza. a criacao do video eh a Tiempo BBDO. e o video eh este.
o buzz que essas campanhas criam sao atualmente o objeto de desenho dos expertos em comunicacao, diz o jornal La Vanguardia. mas para que esse buzz seja possivel, os anuncios precisam ser cada vez mais criativos e mais geniais. a internet simplesmente nao admite anuncios normais. alem disso, nessa nova geracao digital, o publico passe a ser ao mesmo tempo o emissor da mensagem (passando os links para seus amigos) como acaba tambem fazendo parte da historia. afinal de contas, quem enviou o anuncio e/ou video foi o responsavel pela disseminacao da mensagem.
foi o que aconteceu com a ryanair, empresa aerea irlandesa com custos baixos, que atraves de um anuncio na internet recrutou a todos os moradores de barcelona para que comparecessem a praca catalunha num determinado dia dizendo atraves de cartazes porque era melhor voar com a ryanair do que com a iberia. a recompensa? bilhetes aereos gratis. aqui vc pode ver alguns segundos do que foi essa manifestacao.
domingo, outubro 08, 2006
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1 comentário:
Nice blog title :)
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